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Dicas para manutenção da sua moto

Escrito em 10 de Março de 2021

Dicas para manutenção da sua moto

Uma moto Off Road merece atenção redobrada sendo importante fazer uma manutenção após cada utilização.

É importante ter um conta horas e um plano de manutenção estipulado.

Já falamos noutro artigo do blog sobre como lavar a sua moto, sendo que deve ser a primeira coisa a fazer.

Alguns pontos importantes a ver e a ajustar posteriormente são:

  • Corrente


Deve ser limpa com um chain cleaner e lubricada com um spray de corrente, existem inúmeros produtos no mercado e o importante é verificar o tipo de corrente a lubrificar assim como uso que fazemos, tendo em conta também o ambiente húmido e seco.
A tensão é muito importante estar na medida recomendada pelo fabricante. Nunca a deixe tensionada demais! Na maioria das motos uma folga de 3 dedos é o ideal, sendo que em motos com PDS como as KTM 5,5cm a 5,8 é o acertado.
A medida deve ser feita normalmente junto ao final do guia de corrente superior.
O estado da cremalheira e pinhon também deve ser analisado, caso necessite de substituir mude o conjunto completo.

  • Filtro de ar



Lavar bem com um líquido de limpeza de filtro usando água, verificar o seu estado e secar. É obrigatório lubrificar o filtro com um produto indicado para isso, pode ser em spray ou liquído. Antes da montagem tenha atenção na limpeza da caixa de filtro. Caso o filtro seja descartável troque em cada revisão
ao motor.

  • Travões


Verificar os calços de travão, rodar as rodas e certificar que os discos estejam em bom estado. Pode limpar os calços, pinça e discos com um brake cleaner.
O estado do óleo de travões é normalmente bom se este tiver uma cor perto do transparente. Recomendo substituir pelo menos uma vez por ano.
Quando estiver na altura de substituir as pastilhas não descure a qualidade, umas de qualidade inferior irão ter um poder de travagem muito menor e consequente aquecimento e desgaste maior no seu conjunto de travagem.

  • Cabos

Devem correr sem esforço, pode os lubrificar com um lubrificante, se houver atrito o melhor será a substituí-lo.

  • Rodas e raios


Coloque a moto no cavalete, rode as rodas e veja o estado das mesmas, se precisarem de afinação o melhor será recorrer a um profissional.
Os raios não devem estar soltos nem demasiado tensionados, o ideal será os apertar com uma chave dinanométrica para o efeito mas o importante é apertar levemente se vir algum solto. Parafusos de discos e cremalheira também devem estar sempre apertados e facilmente pode verificar isso.

  • Suspensões



Na frente deve purga-las a cada utilização, baixar os guarda pós e limpar os vedantes com uma ferramenta indicada, após isso monte novamente os guarda pós.

  • Pneus



O estado dos pneus deve ser o melhor possível e tenha sempre atenção ao ano de fabrico. Não devem estar ressequidos. Se a moto estiver equipada com câmaras de ar veja a pressão antes de utilizar. Caso as mousses sejam a sua opção, em cada mudança de pneus é obrigatório o uso de gel após limpeza das mesmas.
Se precisar de substituir em casa a ferramenda ideal para isso será sem dúvida uma rabaconda.

  • Óleo Motor



Ajuste se necessário colocando no máximo e com o óleo que o fabricante recomenda. Normalmente deve substituir em média a cada 20 horas e o filtro não deverá ser exceção. Mas deve sempre consultar o que o fabricante recomenda.

  • Radiadores e liquido refrigeração.

Recomendamos Motorex. Se a moto não possuir ventilador recomendo um refrigerante Twin Air ou mocool. Verifique o nível e vestorie os radiadores e tubos com a moto a trabalhar ao relantim, se encontrar alguma fuga repare imediatamente.


Fazendo esta manutenção semanal terá sempre a sua máquina em bom estado.

A cada 20 horas uma revisão ao motor normalmente, 50 horas suspensões e limpeza e lubrificação de bielas, links, rolamentos direção, rolamentos roda. Pelo menos uma vez por época juntar a isto tudo
uma limpeza do sistema elétrico e do sistema de alimentação da moto. Quanto ao motor, o melhor será seguir o recomendado pelo fabricante.

Dispomos de alguns packs para vocês no nosso departamento técnico e com algumas opções para facilitar a manutenção da sua moto.


Se preferir fazer em casa e tiver alguma dúvida não exite em contatar-nos, teremos todo gosto em ajudar.

Joaquim Costa