
Uma moto Off Road merece atenção redobrada sendo importante fazer uma manutenção após cada utilização.
É importante ter um conta horas e um plano de manutenção estipulado.
Já falamos noutro artigo do blog sobre como lavar a sua moto, sendo que deve ser a primeira coisa a fazer.
Alguns pontos importantes a ver e a ajustar posteriormente são:
- Corrente
Deve ser limpa com um chain cleaner e lubricada com um spray de corrente, existem inúmeros produtos no mercado e o importante é verificar o tipo de corrente a lubrificar assim como uso que fazemos, tendo em conta também o ambiente húmido e seco.
A tensão é muito importante estar na medida recomendada pelo fabricante. Nunca a deixe tensionada demais! Na maioria das motos uma folga de 3 dedos é o ideal, sendo que em motos com PDS como as KTM 5,5cm a 5,8 é o acertado.
A medida deve ser feita normalmente junto ao final do guia de corrente superior.
O estado da cremalheira e pinhon também deve ser analisado, caso necessite de substituir mude o conjunto completo.
- Filtro de ar
Lavar bem com um líquido de limpeza de filtro usando água, verificar o seu estado e secar. É obrigatório lubrificar o filtro com um produto indicado para isso, pode ser em spray ou liquído. Antes da montagem tenha atenção na limpeza da caixa de filtro. Caso o filtro seja descartável troque em cada revisão
ao motor.
- Travões
Verificar os calços de travão, rodar as rodas e certificar que os discos estejam em bom estado. Pode limpar os calços, pinça e discos com um brake cleaner.
O estado do óleo de travões é normalmente bom se este tiver uma cor perto do transparente. Recomendo substituir pelo menos uma vez por ano.
Quando estiver na altura de substituir as pastilhas não descure a qualidade, umas de qualidade inferior irão ter um poder de travagem muito menor e consequente aquecimento e desgaste maior no seu conjunto de travagem.
- Cabos
Devem correr sem esforço, pode os lubrificar com um lubrificante, se houver atrito o melhor será a substituí-lo.
- Rodas e raios
Coloque a moto no cavalete, rode as rodas e veja o estado das mesmas, se precisarem de afinação o melhor será recorrer a um profissional.
Os raios não devem estar soltos nem demasiado tensionados, o ideal será os apertar com uma chave dinanométrica para o efeito mas o importante é apertar levemente se vir algum solto. Parafusos de discos e cremalheira também devem estar sempre apertados e facilmente pode verificar isso.
- Suspensões
Na frente deve purga-las a cada utilização, baixar os guarda pós e limpar os vedantes com uma ferramenta indicada, após isso monte novamente os guarda pós.
- Pneus
O estado dos pneus deve ser o melhor possível e tenha sempre atenção ao ano de fabrico. Não devem estar ressequidos. Se a moto estiver equipada com câmaras de ar veja a pressão antes de utilizar. Caso as mousses sejam a sua opção, em cada mudança de pneus é obrigatório o uso de gel após limpeza das mesmas.
Se precisar de substituir em casa a ferramenda ideal para isso será sem dúvida uma rabaconda.
- Óleo Motor
Ajuste se necessário colocando no máximo e com o óleo que o fabricante recomenda. Normalmente deve substituir em média a cada 20 horas e o filtro não deverá ser exceção. Mas deve sempre consultar o que o fabricante recomenda.
- Radiadores e liquido refrigeração.
Recomendamos Motorex. Se a moto não possuir ventilador recomendo um refrigerante Twin Air ou mocool. Verifique o nível e vestorie os radiadores e tubos com a moto a trabalhar ao relantim, se encontrar alguma fuga repare imediatamente.
Fazendo esta manutenção semanal terá sempre a sua máquina em bom estado.
A cada 20 horas uma revisão ao motor normalmente, 50 horas suspensões e limpeza e lubrificação de bielas, links, rolamentos direção, rolamentos roda. Pelo menos uma vez por época juntar a isto tudo
uma limpeza do sistema elétrico e do sistema de alimentação da moto. Quanto ao motor, o melhor será seguir o recomendado pelo fabricante.
Dispomos de alguns packs para vocês no nosso departamento técnico e com algumas opções para facilitar a manutenção da sua moto.
Se preferir fazer em casa e tiver alguma dúvida não exite em contatar-nos, teremos todo gosto em ajudar.
Joaquim Costa