
Com o final de semana passado é tempo de olhar para a sua moto e tratar dela, principalmente se esta for uma Off Road.
Temo-nos deparado com algumas dúvidas de como lavar a moto em casa.
Deve lavar a moto quente?
Não! Uma das grandes dúvidas que nos temos deparado por parte dos nossos clientes deve-se a esta questão. Se por acaso o fizer começe sempre por arrefecer a moto, sendo a pré-lavagem feita com a motor a trabalhar, podendo desligar o mesmo após algum tempo.
Recomendamos que seja feita a lavagem e manutenção com a moto fria.
Usar máquina lavadora de alta pressão
É a melhor forma de fazer a pré lavagem da sua moto. Uma máquina com cerca de 100 bar é perfeitamente suficiente. Estas lavadoras não têm um caudal muito elevado de água, ao contrário das mangueiras de jardins convencionais, que fazem precisamente aquilo que queremos evitar na moto, excesso de água.
Deve fazer a lavagem a cerca de um metro de distância da moto, com o leque aberto e depois de ter preparado a moto para esta etapa.
Preparar a moto antes da lavagem
Primeiro devem tapar o escape, pode ser feito com um tampão fabricado para esse efeito ou então com outro material impermeável à vossa escolha. Em seguida, é importante o uso de um cavalete elevador para facilitar na limpeza e manutenção da corrente, ter atenção ao filtro de ar, se possível retirá-lo e tapar a entrada de ar com uma tampa.
Uma nota importante é que todas as motos tem a sua tampa específica.
Atenção ao lavar a sua moto
Estando ela pronta para a lavagem, devem ter atenção quando começarem a fazer a pré-lavagem com água, não cometer excessos, ter cuidado com partes elétricas da moto.
Que produto de lavagem usar?
Existem imensos no mercado e a escolha não será fácil. O mais importante é não ser corrosivo, pode danificar a moto!
No nosso caso, detergente da motul é um dos nossos preferidos. Em caso de altas temperaturas não deixar o produto muito tempo na moto, seja ele qual for e evitar a exposição ao sol.
Pode utilizar uma esponja macia para ajudar na lavagem e logo de seguida voltar a lavar com água.
No final o ideal será secar a moto com ar comprimido, mas caso não tenha compressor pode esperar pela secagem natural sem problema.
O filtro de ar deve ser limpo e lubrificado
Este é o ponto chave que não deve descurar, tanto na limpeza como na lubrificação! Ao voltar a colocar o filtro tem que ter muito cuidado para o fazer corretamente. Existem alguns kits para o ajudar neste processo, mas o importante mesmo é lavar com um bom líquido e na hora de aplicar o óleo fazer com que esteja presente em todas as camadas do filtro de ar.
Caso não tenha estes produtos não faça a manutenção em casa e procure um professional, se este processo não for executado na perfeição pode trazer sérios danos para o motor da sua moto.
A corrente merece especial atenção
Depois de limpar a moto e filtro de ar, limpe a corrente, com água ou com um produto para isso, como por exemplo, o spray C1 da Motul e utilize um spray de qualidade para a lubririficação da corrente. Existem ainda alguns packs de manutenção para este efeito, como por exemplo este pack da Motul que vendemos. Isto, escusado será dizer, contribuirá para a durabilidade da sua transmissão.
Para finalizar, usar um abrilhantador protetor
Antes de guardar a sua moto use um silicone em spray pela moto toda, tendo cuidado para não espalhar pelos discos e pastilhas de travões, selim da moto e punhos. Irá constribuir para dar brilho extra a sua moto, proteger e funciona como repelente de humidade.
Esperamos ter contribuído para o ajudar nesta tarefa tão importante para a sua moto, se tiverem mais alguma dúvida podem fazer as vossas perguntas nos comentários ou então entrar diretamente em contato connosco.
Joaquim Costa.